Apneia
do Sono

Primeiramente é importante esclarecer o que é a apneia do sono.

A apneia do sono é uma condição comum, onde sua respiração pára e reinicia muitas vezes enquanto você está dormindo. É o caso, por exemplo, quando a respiração de uma pessoa é simplesmente interrompida durante o sono.

Existem dois tipos de apneia de sono:

  • A apneia obstrutiva do sono: ocorre quando as vias áreas superiores ficam bloqueadas muitas vezes enquanto você dorme, reduzindo ou interrompendo completamente o fluxo de ar. Esse tipo é o mais comum de apnéia de sono. Qualquer coisa que possa estreitar vias áreas, como: obesidade, grandes amígdalas ou quaisquer alterações nos níveis hormonais.
  • Apneia central do sono: acontece quando o cérebro não envia os sinais necessários para respirar. As condições de saúde que afetam a forma como o cérebro controla as vias aéreas e os músculos do peito podem causar apneia do sono central.
 

Um dado interessante é que a apneia ocorre em cerca de 25% dos homens e quase 10% das mulheres. A apneia do sono pode afetar pessoas de todas as idades, incluindo bebês e crianças e, principalmente, pessoas com mais de 50 anos e aquelas com excesso de peso.

Neste deslinde, podemos esclarecer que os primeiros sinais são reconhecidos não pelo paciente, mas pelo parceiro de cama. Muitos dos afetados não têm queixas de sono. Entre os muitos sinais, os mais comuns são: 

  • Ronco, 
  • Sonolência diurna ou fadiga, 
  • Inquietação durante o sono, 
  • Despertares noturnos frequentes, 
  • Boca seca ou dor de garganta ao acordar, etc.
 

Curioso salientar que nas crianças os sintomas não são tão óbvios assim, e podem incluir: baixo rendimento escolar, lentidão ou sonolência, respiração oral diurna e dificuldade de deglutição, suor excessivo à noite e transtornos de aprendizagem e comportamentais.

Desta forma, existem alguns tratamentos que podem ajudar a solucionar o problema em questão. Para os casos leves de apneia obstrutiva do sono, a terapia conservadora pode ser suficiente.

Pessoas com sobrepeso podem se beneficiar da perda de peso. Inclusive, mesmo uma perda de peso de 10% pode reduzir o número de eventos apneicos para a maioria dos pacientes. 

Os indivíduos com apneia obstrutiva do sono leve, as pausas respiratórias ocorrem apenas quando eles dormem de costas, nesses casos usar um travesseiro ou outros dispositivos que os ajudem a dormir em uma posição lateral pode ajudar. Já as pessoas com problemas de sinusite ou congestão nasal, devem usar sprays nasais ou tiras de respiração para reduzir o ronco e melhorar o fluxo de ar para uma respiração noturna confortável.

Agende sua avaliação

Recife

Consultório Dr. Gustavo

Empresarial Charles Darwin Sala 706 R. Sen. José Henrique, 231 – Ilha do Leite, Recife – PB

João Pessoa

Clínica Odontológica

Rua Afonso Barbosa, 1025, Sala 03 – Jardim Marisópolis

Goiânia

Estúdio Antonelle

Flambovant Park Business – R. 14, s/n – Sala 2615 – Jardim Golás, Goiânia – GO, 74810-18

São Paulo

Itaim Bibi

Rua Joaquim Floriano, 413

Vila Olímpia

Rua Gomes de Carvalho, 1366