Mordida Aberta

Inicialmente, é importante esclarecer que a “mordida aberta” é um tipo de espaçamento que uma pessoa pode ter entre os dentes superiores e inferiores ou uma “mordida ruim”, ou seja: é quando os dentes de cima e de baixo não se tocam quando a boca está totalmente fechada, mostrando uma aberta entre os dentes de cima e de baixo. Os dentes não fazem contato mesmo quando a mandíbula está totalmente fechada.

A mordida aberta transporta uma variedade de problemas dentários, seja problemas ao morder, pode incluir dores, cárie, gengivite e até mesmo problemas de higiene bucal.

Desse modo, existem duas causas latentes para o respectivo problema, podendo ser: esquelética ou dentária (às vezes o problema é causado pelos dois).

• A causa esquelética é mais relacionada ao crescimento ósseo, herdada em genes transmitidos por sua família. Já as causas dentárias podem ser desenvolvidas por maus hábitos orais, que interrompem a direção adequada do desenvolvimento dentário, tais quais: a famigerada chupada de dedo, a continuação rotineira de sucção do lábio inferior e até a impulsão da língua, mas os casos mais comuns da mordida aberta são gerados pela sucção do polegar.

Ademais, existem diversos sinais para notar a diversidade da mordida aberta, no entanto o sinal mais perceptível é a incapacidade de fechar completamente a boca para que os dentes da frente ou de trás não toquem na superior e inferior. Além do que fora dito, existem outros sinais de que você pode ter uma mordida aberta:

– Problemas com a mastigação;

– Queixo menos pronunciado;

– Problemas de fala;

– Alinhamento incorreto dos dentes;

– Dor ao morder ou mastigar;

– E o pior problema é ter o sorriso pouco atraente.

Dessa forma, existem muitos tratamentos disponíveis para solucionar o supracitado problema. Um dentista fará recomendações específicas tendo como base cada pessoa, idade e a estrutura dentária. Os métodos mais comuns de tratamento, são primeiramente uma mudança comportamental, pode ser um tratamento mecânico e, em última instância, cirurgia. Portanto, procure um dentista especializado e marque uma consulta.

Agende sua avaliação

Recife

Consultório Dr. Gustavo

Empresarial Charles Darwin Sala 706 R. Sen. José Henrique, 231 – Ilha do Leite, Recife – PB